Nesta visão abrangente, vamos compartilhar o que é preciso para nos tornarmos acupunturistas ou como funciona um curso de acupuntura.

Isto inclui:

  • A definição básica de acupuntura
  • Os requisitos para se tornar um acupunturista
  • Informações sobre o tempo que o processo pode levar
  • Os benefícios de ser um acupunturista
  • Dicas sobre como escolher uma escola ou programa de acupuntura

O Senac tem preparado os estudantes para uma carreira gratificante na acupuntura desde muito tempo. As informações a seguir são uma ótima maneira de começar a descobrir como você pode se tornar um acupunturista.

O que é acupuntura?

A acupuntura é um sistema único de técnicas que trata doenças e melhora a saúde, estimulando pontos prescritos no corpo. A acupuntura e técnicas relacionadas redirecionam o fluxo de energia, ou qi (pronuncia-se “chee”), em todo o corpo para restaurar o equilíbrio.

Praticada há mais de 2.000 anos, a acupuntura é uma das formas mais seguras e bem pesquisadas de terapias complementares e alternativas no mundo.

A acupuntura é parte integrante de um sistema médico maior derivado da medicina tradicional chinesa. Este é um sistema abrangente de filosofia e tratamento que aborda a saúde total do indivíduo – o corpo físico, o corpo emocional e a mente.

Quais são as exigências educacionais de um acupunturista?

No Brasil, frequentar um programa de acupuntura ou medicina chinesa credenciado e obter um diploma é geralmente o requisito mínimo de educação para se tornar um acupunturista praticante.

Note que há necessidade de se ter um doutorado ou um diploma de medicina necessariamente.

Pré-requisitos

Além da educação formal, a maioria das escolas exige que você passe em exames de certificação específicos para finalmente se tornar um acupunturista licenciado.

Quanto tempo leva para se tornar um acupunturista?

A duração do programa para se tornar um acupunturista varia de acordo com a escola e o programa que você escolher. No Senac, por exemplo, o tempo mínimo é de 6 meses.

Se você precisar de maior flexibilidade, não deixe de perguntar se um programa irá funcionar com você para projetar um cronograma que se ajuste à sua vida. Programas como estes podem oferecer horários em tempo integral, meio-período e flexíveis, dependendo de suas necessidades.

Observe que algumas escolas oferecem mais de um programa para a educação de acupuntura. Por exemplo, alguns também oferecem um programa de Doutorado em Medicina Chinesa (DCM) para treinamento e educação mais extensivos em medicina chinesa e áreas relacionadas.

Que cursos você faz para se tornar um acupunturista?

Um programa de acupuntura normalmente inclui cursos sobre teoria médica chinesa, diagnóstico e técnicas de tratamento em acupuntura e áreas correlatas.

Outros assuntos cobertos podem incluir assuntos biomédicos, como anatomia e fisiologia, bem como nutrição, ética e gerenciamento de práticas.

Reveja o currículo de um programa de acupuntura para ter uma melhor compreensão do trabalho do curso envolvido e do caminho de progressão para completar sua graduação.

O treinamento clínico e os estágios também são um componente importante. Dessa maneira, procurar por cursos gratuitos pode ser uma opção viável e muito procurada pelas pessoas.