A Lua é um satélite natural da Terra é possui uma grande importância para a vida no planeta, influenciando no movimento e ritmo das marés, nos ciclos da natureza, além do desenvolvimento das plantas.
Desde a antiguidade a Lua é um dos astros do universo mais admirado pelo homem, servindo de fonte de inspiração para crenças, artistas e poetas.
Durante o seu ciclo ela apresenta as fases: cheia, crescente, nova e minguante. Que acontecem devido à variação de sua posição em relação à Terra e o Sol.
Essas luas ao longo dos tempos foram ganhando significados e simbolismos diferentes. Veja abaixo quais são eles.
Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra se encontra entre a Lua e o Sol, desse modo é possível avistar toda ela iluminada pelo sol.
Por se vista em sua forma total a Lua cheia representa a união entre o Yin e Yang (princípio da filosofia chinesa, onde Yin e Yang representam duas energias opostas).
Essa fase da Lua simboliza a eternidade, a força, a expansão, a abundância e o movimento.
Lua Crescente
A Lua crescente se apresenta no formato de um semicírculo. Ela também é chamada de quarto crescente por nessa fase só ser possível avistar 1/4 de sua totalidade.
Essa fase da Lua simboliza o crescimento e a renovação da vida.
Lua Nova
Na fase da Lua nova não é possível avistar a Lua porque ela está localizada entre o Sol e a Terra e por isso não a vemos neste período.
A Lua nova simboliza produção, reorganização, preparação e fertilidade.
Lua Minguante
A Lua Minguante se apresenta na forma de um semicírculo. Ela também é chamada de quarto crescente porque nessa fase só podemos ver novamente 1/4 de sua totalidade.
A Lua minguante simboliza o fim de um ciclo, interiorização, descanso e um bom momento para recolhimento.
Deixe um Comentário